sábado, 18 de janeiro de 2014

SERVE UM TÉRA!

Em novembro do ano passado Lula esteve em MS e tomou um Tereré com as juventudes

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2013, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma breve visita ao Mato Grosso do Sul. Passou por Corumbá - onde discutiu com líderes dos países fronteiriços a integração latinoamericana -, e depois por Campo Grande onde recebeu homenagens e se reuniu com empresários, com lideranças do Partidos dos Trabalhadores e Movimentos Sociais e Populares. Um dos momentos mais particulares foi em uma roda de Tereré, bebida tıṕ ica de Mato Grosso do Sul, realizada por jovens.


“Feito com a mesma erva (Mate) que no sul utilizam para o Chimarrão, porém com alguns diferenciais no seu preparo e com a água muito gelada”, frisou um dos jovens para o ex-presidente Lula. O jovem lembrou que o costume de tomar a 'infusão' da erva com água fresca era costume entre os ıń dios Guarani que viviam na região que compreende MS, PR, SC, RS, Argentina e Paraguai. “Gaúchos e Pantaneiros adaptaram o costume às temperaturas de cada local”, finalizou.

Foi com um pouco de história regional e a típica roda de Tereré que se deu o encontro de representantes da juventude militante de MS com Lula em novembro de 2013. As agendas com a juventude tem sido uma constante nas andanças de Luis Inácio pelo Brasil.

Participaram desta simbólica agenda, jovens lideranças de movimentos sociais como CUT, MST, Recid (Rede de Educação Cidadã), UJS – União da Juventude Socialista, PJ – Pastoral da Juventude, FMJ (Fórum Municipal de Juventude de Campo Grande), JPT, Centro de Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã-I (CDDH), UNE e Conselho dos Povos Terena.

Na ocasião os jovens debateram com Lula sobre as jornadas de junho, as redes sociais da internet e novos direitos reivindicados pelos movimentos juvenis. os jovens também entregaram um relatório de análise de conjuntura da população jovem de Mato Grosso do Sul.

O ex-presidente ouviu atento às explicações sobre o conteúdo do relatório e ao final analisou que as manifestações que invadiram as ruas no mês de junho do ano passado mostraram aos políticos, inclusive ao Governo Federal, que existe um povo que embora não esteja organizado em movimentos sociais, tem vontade de participar da polít́ica e das decisões do país.

Segundo o ex-presidente, a juventude deve ser pauta constante dos movimentos sociais e dos partidos políticos para garantir a renovação dos quadros e oxigenação polít́ica. “Não devemos ter medo do debate, porque o debate só nos fortalece”, afirmou Lula.

Lula agradeceu o documento e afirmou que o Instituto Lula fará uma pesquisa sobre a situação das juventudes nas diversas regiões do paíś . “Vou entregar pessoalmente uma cópia deste relatório para a presidenta Dilma. Ano que vem (2014) o Instituto (Lula) estará fazendo uma pesquisa neste sentido e gostaria que vocês participassem ativamente dela aqui no estado”, afirmou o ex-presidente.

Ao final os jovens sul-mato-grossenses deram para o ex-presidente uma bomba, uma cuia e uma garrafa térmica, além da erva típica, conjunto necessário para o preparo do Tereré. O presidente agradeceu os presentes e pediu aos jovens que organizem junto ao Instituto uma nova agenda para ele em MS no primeiro semestre de 2014.


Alan F. Brito

Nenhum comentário:

Visitas