quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Formação do Fórum Municipal de Juventudes em Campo Grande MS

“(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos.” (Paulo Freire)

No último dia 28, a Rede de Educação Cidadã (Recid MS) em parceira com a Secretária de Assistência Social (SAS)/Prefeitura Municipal, organizaram um encontro entre as juventudes com o objetivo de “Reunir e articular jovens, associações, organizações, instituições, movimentos de juventudes formais e informais para debater, formular e criar proposições de Políticas Públicas para Juventude no município de Campo Grande-MS, construindo o Fórum Municipal de Juventude, para construção coletiva de ações entre os diversos sujeitos”.

O encontro foi realizado na sede da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, que vieram representando alguns CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), de movimentos e organizações sociais de Campo Grande, e ainda, algumas presenças de militantes de outros municípios do MS.

Entre as participações, contamos com uma breve reflexão sobre o Estatuto de Juventudes, os desafios e atual conjuntura da Juventude no Brasil facilitada por Bruno Elias, da CONJUVE, Conselho Nacional de Juventudes, e ainda, por Julio Moroti, do MST, Movimento Sem Terra do Município de Sidrolândia.

                    Numa dinâmica de grupos, foram debatidos a importância para participação no controle e criação de políticas públicas da Juventude, e ainda trazendo a reflexão sobre os desafios do Fórum Municipal de Juventude (FMJ) frente aos problemas da juventude em Campo Grande, os princípios que devem compor que o FMJ e ainda sinalizaram as primeiras ações de organização deste.

                      O encontro foi encerrado com uma mística na qual as pessoas registravam seus nomes na bandeira feita durante a atividade do Fórum Municipal de Juventudes. Uma comissão organizativa pensará o regimento interno a partir de colaborações de todo o grupo, a próxima agenda está marcada para o dia 05 de outubro.

Essa luta é nossa
Essa luta é do povo
É só lutando que se faz um Brasil novo!!!!

Fernanda Kunzler
kunzzler@hotmail.com

Nenhum comentário:

Visitas