domingo, 13 de julho de 2014

Juventude que ousa sonhar, constrói o Plebiscito Popular

notaaaaOs últimos anos foram marcados de forma intensa pela pauta da juventude. As Jornadas de Lutas da Juventude Brasileira, que aconteceram em abril de 2013, resultaram em uma plataforma política de reinvindicações encabeçada por grande parte das organizações juvenis brasileiras. Esta unidade marcou um momento importante na história das lutas juvenis brasileiras que resultou na sanção do Estatuto da Juventude, e em Campo Grande na criação do nosso Fórum.

Da mesma forma, manifestações populares de junho de 2013, protagonizadas de forma espontânea em grande parte por jovens, mostraram a inquietação e vontade, coragem e ousadia de mudanças profundas, trazidas pelos/as jovens. Uma das palavras de ordem principais era “Não me representa!” que mostrava o descrédito com a política, a vontade de participação dos/as jovens. Descrédito esse que é ocasionado pela falta de representatividade das instituições políticas, que de fato, não representam a totalidade do povo brasileiro e a forma como são eleitas essas pessoas. Tudo isso criou uma grande efervescência popular no nosso país, surgindo condições para que de fato chegasse a hora de pautar, com mais força e adesão popular, uma reforma no modelo de sociedade e de democracia.

A resposta dos movimentos sociais organizados no Brasil, ao que chamamos de jornadas de junho, foi a idealização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que pretende realizar uma grande consulta popular (na semana da pátria – de 1 a 7 de setembro), onde a população brasileira dirá sim ou não a uma Constituinte Exclusiva e Soberana, composta por cidadãos/ãs eleitos/as (e não pelo Congresso Nacional) exclusivamente para mudar o sistema político.

Para além da própria consulta que se efetivará no voto, o Plebiscito traz a oportunidade de mobilizar todos/as no debate do tema, aproveitando o sentido pedagógico do trabalho de base, da reflexão e da unidade de todas as organizações da sociedade civil. A consulta não é oficial, é uma organização popular que não finda em si, tende a ser um meio de envolver de fato as pessoas no processo democrático, de dar-lhes voz, vez e lugar na sociedade.

Dessa forma, o Fórum de Juventudes de Campo Grande, conforme deliberado em Assembleia Geral realizada no último sábado, 5 de julho de 2014, vem por meio desta manifestar apoio integral a organização do Plebiscito Popular. Assim como orienta a todos/as os/as seus/suas integrantes, movimentos sociais, organizações juvenis e comunidade campo-grandense a participar dessa luta.

Acreditamos que o Plebiscito Popular é a melhor resposta a juventude que esteve nas ruas em junho de 2013. Queremos que todos/as contribuam nessa Campanha, organizando Comitês Populares nos mais diversos espaços em que atuam – escolas, Igreja, sindicatos, coletivos, ONGs, movimentos sociais, partidos políticos, organizações de bairro, comunidades, etc – e que ali sejam protagonistas e ajudem a provocar, a refletir, estudar e colaborar na coleta de votos durante a Semana da Pátria. Nos canais oficiais da Campanha (www.plebiscitoconstituinte.org.br e facebook.com/plebiscitoconstituintems), se encontram informações das atividades que acontecem pelo Brasil, bem como os Comitês Populares que já existem.

Campo Grande-MS, 13 de Julho de 2014.

Nenhum comentário:

Visitas