terça-feira, 25 de março de 2014

Por que ser a favor da neutralidade da rede e do Marco Civil

Amigos e amigas, uma disputa pesada está ocorrendo na Câmara dos Deputados. As empresas operadoras de internet (Oi, Net, GVT, Tim, Claro etc) estão fazendo forte lobby para que os deputados se posicionem contra a neutralidade da internet. Fazem isso porque querem poder cobrar preços diferenciados por conteúdos diferentes da internet. Elas querem poder cobrar mais por sites da internet que pesam mais no tráfego da rede. Isso porque não interessa a elas investir em uma infraestrutura que acompanhe o avanço dos serviços na internet, pois isso prejudica seus lucros.

A única forma de impedir que as operadoras possam fazer isso é garantir na lei a NEUTRALIDADE DA REDE, que é o que faz o Marco Civil da Internet. E por isso as operadoras tem pressionado os deputados (através de doação de dinheiro às suas campanhas), para que eles votem contra.

É bom lembrar que EUA e Europa também estão fazendo esse debate. Nos EUA, por exemplo, a maior empresa de internet já reduziu a velocidade de acesso ao Netflix, porque a mesma empresa fornece serviço de TV à cabo, o que compete diretamente com a Netflix.

No mundo todo a internet já se tornou importante demais para ficar à mercê das operadoras, especialmente em um mercado que só tende a ficar mais concentrado, sem competição. Quantos de nós moramos em locais onde apenas uma ou duas dessas empresas oferecem serviço? Sem a neutralidade da rede escrita em lei, a tentativa de segregar a internet para maximizar o lucro virá, mais cedo ou mais tarde. Por isso o Marco Civil é tão importante.



#EuQueroMarcoCivil




Wagner Dal Piva Rocamora 

Nenhum comentário:

Visitas