quinta-feira, 27 de março de 2014

Nota do Fórum de Juventudes de Campo Grande sobre a morte da Estudante da Anhanguera UNIDERP, Alana Cristina

É com pesar que o Fórum de Juventudes de Campo Grande recebe a notícia do falecimento da jovem estudante da Universidade Anhanguera UNIDERP e presta solidariedade aos familiares e amigos.

A Acadêmica Alana Cristina dos Santos, possuía 18 anos e cursava Arquitetura e Urbanismo. Segundo informações de colegas, a jovem sofreu uma parada cardíaca no meio da sala de aula. Apesar de nota oficial da instituição universitária apontar o contrário, colegas denunciam que não foi prestado nenhum tipo de atendimento pela instituição universitária. A mesma universidade possui um corpo docente de professores que são médicos e profissionais de outras áreas da saúde, porém os mesmos priorizaram continuar em sala de aula a prestar primeiros socorros.

Também recebemos denúncias de estudantes de que uma unidade móvel de atendimento de saúde privado foi impedido de acessar a universidade alegando falta de condições financeiras de Alana para custear os gastos com o atendimento. Os primeiros socorros foram aplicados por duas colegas de curso, em seguida duas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU foram acionadas, sendo uma unidade avançada e outra de suporte, porém o socorro teria demorado cerca de 40 minutos para chegar até o local.

É inadmissível que uma instituição universitária como a Anhanguera UNIDERP não preste nenhum atendimento de socorro e não possua equipamento desfibrilador para prestar esse atendimento específico. O Fórum de Juventudes de Campo Grande se une ao movimento estudantil universitário reivindicando uma Audiência Pública em nome da população campo-grandense, com a presença de reitores de todas as universidades de Campo Grande, bem como às Secretarias e Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde e Educação, o Conselho Regional de Medicina e de outras profissões da Saúde, da Frente Estadual de Defesa da Saúde Pública e entidades representativas do Movimento Estudantil, entre outros, sobre a situação das nossas instituições de ensino e o compromisso das mesmas com a saúde das nossas crianças, adolescentes e jovens que nelas confiam não só a aquisição de conhecimentos, mas boa parte de suas trajetórias de vida.

Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 27 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Visitas