domingo, 24 de novembro de 2013

Memória da Caminhada do Fórum de Juventude



A juventude organizada nos mais diversos movimentos sociais nunca deixou as ruas do Brasil em luta por um mundo melhor. Em junho de 2013 milhares de jovens tomaram as ruas na conquista de novos direitos. Desde então ficou claro que grandes mudanças só acontecem quando o povo se organiza, quando há união e bandeiras em comum.


As organizações de juventude de Campo Grande perceberam essa necessidade. Não era mais possível que cada grupo caminhasse sozinho. Fomentado pela Rede de Educação Cidadã - Recid, que toda a pluralidade de organizações de juventude formais e informais resolveram caminhar em conjunto, desde então nasceu o Fórum de Juventude, criado no dia 28 de setembro em um bonito encontro na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul.

Ainda existiam muitas dúvidas de como se organizar, mas a plena certeza de que era possível construir metas em comum. Não é à toa que em menos de 2 meses de criação o Fórum de Juventude já fez muitas atividades. Muita coisa boa já aconteceu e está sendo construída.

Já nos reunimos com o prefeito da capital, Alcides Bernal, com a Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal, Severine Macedo, participamos da Frente Popular em Defesa da Democracia, participamos de debates em Audiências Públicas em Campo Grande e nos municípios de Anastácio, Dourados e Ribas do Rio Pardo, nos reunimos com o ex-Presidente Lula, pautamos as políticas de juventude em vários espaços. E fizemos tudo isso enquanto ainda estamos começando a nos reunir para organizar a construção de nossa Carta de Princípios, nosso Regimento Interno e a própria organização desta Assembleia.

Ser jovem ainda não é nada fácil, jovem consciente e que faz o seu papel na sociedade, mais ainda. Os direitos conquistados pelos nossos pais e avós no passado já não nos contemplam, queremos mais, muito mais. Queremos conquistar novos direitos. A maior prova da nossa grande vontade de mudar o mundo está na quantidade de ações que fizemos em pouco tempo.

Ainda tem muito mais pela frente. Nessa bonita ciranda chamada Fórum de Juventude, participam jovens de movimentos sociais, sindicatos, Ong’s, igrejas, associações, dos mais diversos tipos de organizações juvenis que sonham e trabalham por um mundo melhor e resolveram se unir pra fortalecer as nossas lutas. E como diria o poeta, desde então “O futuro já não é mais como era antigamente”.

“A vida é um jogo. Podemos perder em muitos momentos, mas não podemos admitir ficar no banco de reservas” (Augusto Jorge Cury)


Walkes Vargas
Membro do Fórum de Juventude

Nenhum comentário:

Visitas