quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Estudantes ocupam Reitoria da UFMS para mudança de gestão

Cerca de 50 estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ocuparam a reitoria na tarde da última sexta-feira (30/08) para pedir a saída da atual reitora e voto paritário.
Os estudantes alegam que desde o início da gestão da reitora Célia Maria Silva Correa Oliveira em 2008, o movimento estudantil da UFMS apresenta suas pautas para a reitoria com frequência, mas poucas vezes foi ouvido. Quando ouvido, não foi atendido. “Isso reflete o descaso e o desinteresse da administração para com a comunidade acadêmica”, declaram os estudantes em sua página oficial nas redes sociais.
Segundo os estudantes, a paridade de votos é uma das principais pautas da ocupação. Atualmente, o peso dos votos é dividido entre 70% dos professores, 15% dos técnicos e 15% dos estudantes. Os estudantes acreditam que a atual reitora não os representa porque não foi votada pela maioria deles. Célia também está sendo acusada de corrupção e não se pronuncia sobre o assunto.
Leonardo Machado, estudante de pedagogia na UFMS e diretor da UNE na região, contou que entre os retrocessos estão o corte de 50% das bolsas permanência na UFMS, corte do subsídio total do restaurante universitário (RU), aprovação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e casos de corrupção envolvendo o hospital universitário (HU). Além de pautas antigas como o RU noturno e gratuito, moradia estudantil, paridade, creche e fim da contrapartida da bolsa permanência – os contemplados de bolsa permanência precisam pagar 12 horas de trabalho na universidade.
Segundo os estudantes, Célia ainda não se posicionou sobre a ocupação e os estudantes só sairão quando suas reivindicações forem atendidas. 


Natália Vaquelli
http://www.une.org.br/2013/09/estudantes-ocupam-reitoria-da-ufms-para-mudanca-de-gestao/

Nenhum comentário:

Visitas