terça-feira, 27 de agosto de 2013

Psicólogo, um profissional necessário para a construção do bem viver na sociedade

No dia do/a Psicólogo/a, refletimos sobre o importante papel deste profissional para a sociedade. O/a profissional psicólogo/a é alguém que trabalha, e muito, muitas vezes é vítima de estereótipos como sendo considerado uma espécie de guru
com poderes mágicos capaz de desvendar os desejos mais íntimos de uma pessoa só com o olhar, ou é visto como louco/a desequilibrado/a. Também as vezes tem seu trabalho desconsiderado ou desqualificado diante de outros/as profissionais, como se o trabalhar no atendimento a subjetividade humana e sofrimento emocional não fosse tão autêntico quanto qualquer outro trabalho.

Ser psicólogo/a é lidar com a subjetividade, sofrimentos emocionais, os sentimentos mais contraditórios, e com base em conhecimentos acumulados por pesquisas cientificas na área da Psicologia, se disponibilizar a caminhar com o outro sem julgamentos e preconceitos em busca da saúde e do bem viver.

A busca pelo sentido da vida, pelo autoconhecimento, pela qualidade de vida sempre foi constante na história da humanidade, está demonstrado em várias culturas e crenças, basta observarmos o conceito do “Bem viver” originário dos povos indígenas da América Latina, ou mesmo, a importância da “Vida em plenitude” para os/as cristãos/ãs.

O/a psicólogo/a é o/a profissional capaz de ajudar as pessoas nessa busca, com a finalidade de promover a saúde integral da pessoa. O desenvolvimento da psicologia, como ciência e profissão, o trabalho do/a psicólogo/a não acontece somente dentro de um consultório, mas nos mais variados espaços como hospitais, escolas, empresas, ambulatórios, creches, presídios, comunidades, unidades de saúde, instituições de atendimento a pessoas com deficiências e outros. Promover a saúde das pessoas é construir condições objetivas e subjetivas de vida, essa é a nossa grande missão enquanto psicólogos/as.



Walkes Vargas
Psicólogo, Presidente da Comissão Regional Eleitoral do CRP – 14ª Região MS, Diretor do Sindicato dos Psicólogos do Mato Grosso do Sul e Militante da Pastoral da Juventude.



Nenhum comentário:

Visitas