sexta-feira, 19 de julho de 2013

O conceito de Bem Viver

Os povos indígenas da América Latina recordam com gratidão a figura de Bartolomeu de Las Casas, o primeiro bispo católico que, ainda nos primeiros tempos da colonização, assumiu o papel de defensor dos indígenas contra os conquistadores. Este primeiro bispo de Chiapas, no sul do México, faleceu no dia 17 de julho de 1586.

Como representante do Cristianismo libertário, Bartolomeu de Las Casas testemunhou nos povos originários a vivência das oitos bênçãos, denominadas bem-aventuranças ou situações de felicidade proclamadas por Jesus, apresentadas pelo evangelista Mateus (Mt 5, 1-12).

Os povos indígenas da América Latina apresentam, como proposta para salvar o planeta Terra e a comunidade de vida que o habita, o aprendizado que deverá ser feito pela humanidade do Bom Viver, como regra ética e critério de organização das sociedades.

O Bem viver é sinônimo de "vida boa", o que hoje denominamos de "qualidade de vida", e que o Evangelho chama de "Vida em plenitude" (cf. Jo 10, 10).

Os povos tradicionais almejam transformar profundamente o modo de viver imposto pelo sistema capitalista. Priorizam a sacralidade da vida humana e de todos os seres vivos. Compreendem isso como compromisso de viver de modo sadio, feliz e harmonioso consigo mesmo, com os outros humanos e com todos os seres vivos. Para os povos tradicionais, não é um ideal irrealizável e sim uma utopia possível que temos de construir.

Nas comunidades andinas, o Bem Viver era um método de vida e espiritualidade social. A Bolívia e o Equador inscreveram o Bem Viver nas suas constituições, como objetivo de Estado.

O desenvolvimento dos países na sociedade capitalista sempre foi calculado pelo Produto Interno Bruto (PIB). Agora já começa aparecer como critério o "Índice de Desenvolvimento Humano" e o "Índice de Felicidade Interna", a qualidade de vida digna. Isso significa levar em conta não só o aspecto econômico, mas a saúde, educação e liberdade social de cada povo.

Em recente pesquisa sobre o índice de felicidade, o povo brasileiro foi considerado dos mais felizes, apesar de tantos problemas sociais e políticos que enfrentamos. Nenhum país rico do G8 aparece na lista dos mais felizes. Os Estados Unidos ocupam o posto 150, igual ao Zimbabue, país africano pobre e ainda imerso em conflitos raciais.

Apesar de existirem grupos religiosos capitalistas que fazem do lucro e da prosperidade econômica um sinal de bênção divina, as grandes tradições espirituais sempre chamaram as pessoas a valorizar mais o ser do que o ter.

Em conformidade com o que Jesus afirma: "Eu vim ao mundo para que todas as pessoas tenha vida e vida em plenitude" (cf. Jo 10, 10), a 5ª Semana Social Brasileira quer ser uma ocasião oportuna para repensarmos o Estados que queremos, considerando o Bem Viver como um critério espiritual e social.


5ª Semana Social Brasileira
Participação da sociedade no processo de democratização do Estado brasileiro
Estado para que e para quem?

Nenhum comentário:

Visitas