De 08 a 15 de janeiro de 2012 aconteceu o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Maringá-PR. Foram dias de muita alegria, partilha, comunhão, coragem, testemunho, amor e fé. “Somos Igreja Jovem” foi o tema central desta décima edição, seguido do lema “Na Ciranda da Vida, Nossa Missão é Amar sem Medida” que foi inspirado no Evangelho segundo a comunidade de João: “Ele, tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).
O Encontro contou com a participação de 700 jovens representantes de todas as dioceses do Brasil, além de vários assessores/as, religiosos/as, padres, bispos, especialistas e autoridades políticas que trabalham com a população jovem. Durante toda a semana aconteceram atividades que abordaram assuntos como o Concílio Ecumênico Vaticano II, o projeto de revitalização da PJ Latino Americana, políticas públicas e direitos para a juventude, Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, entre outros.
E no meio dessa mistura de sotaques vindos de todos os cantos do Brasil que a Arquidiocese de Campo Grande-MS se fez representada por: Elvio Nantes (Paróquia Nossa Senhora da Abadia/Sidrolândia-MS), Gleyciane Gonçalves (Paróquia São João Batista/Campo Grande-MS) e Walkes Vargas (Paróquia Santo Antônio/Campo Grande-MS). Todos/as com um mesmo ideal, de mãos dadas na ciranda da vida, sendo protagonistas do novo, com a missão de amar sem medida.
Para Gleyciane “Foi uma experiência muito boa! É impressionante a diversidade em etnias, sotaques e culturas que encontramos quando reunimos pessoas de vários cantos do país, ainda mais quando somamos a isto a alegria e o dinamismo dos/as jovens, mas em meio a tantas diferenças, eu jamais poderia deixar de notar o encontro de um único pensamento, aquilo que nos une seja lá qual for o local do país em que nos encontramos: O de amar sem medida a causa da juventude, a causa dos oprimidos, a busca pela tão sonhada civilização do amor”.
“A experiência de participar do Encontro Nacional pela PJ foi única e enriquecedora. Posso destacar, além de toda troca de experiências, com os/as delegados/as que compõem a coordenação das dioceses de todo o Brasil, e dos diversos temas abordados nas mesas, atividades e palestras, o que mais me tocou foi conhecer a história e poder conviver com pessoas que doam e doaram sua vida pela causa da Juventude, pela causa do Evangelho. Pessoas como padre Hilário Dick, Carmem Lucia Teixeira, dom Sinésio, e tantos outros padres, religiosos/as, bispos, assessores/as e jovens que vivem pela Vida, pintando o rosto da Igreja com este Jeito Jovem de ser Igreja. Outro fator que posso destacar como enriquecedor são as relações tecidas no encontro, o contato com os jovens de todo o canto do país, e a manutenção dessas relações através das redes sociais, nos permitindo continuar as trocas de experiências, o fortalecimento das lutas, a partilha de pensamentos e a celebração das conquistas...” assim explica Elvio sobre sua experiência em participar do 10º ENPJ.
A partir dessa experiência de comunhão com jovens de todo o Brasil que se colocam a caminho de suas realidades, nos seus Regionais, nas suas Dioceses, Paróquias, Comunidades e nos seus Grupos de Jovens, com o desejo de construir a tão sonhada Civilização do Amor, que a Pastoral da Juventude assume seu compromisso com a missão de amar sem medida atuando através da proposta de uma Igreja Jovem e libertadora que luta pela vida da juventude.
Dessa forma a PJ de Campo Grande reafirma o seu desejo de ser “Igreja Jovem, de coração e braços abertos, ser jovens discípulos/as missionários/as, para partilhar e mostrar o rosto jovem da Igreja, retratando a alegria e o respeito da juventude por Cristo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário