quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2011 Um ano de Conversão e Construção para a Juventude de Campo Grande

DSC00043A Igreja Jovem de toda a América Latina, buscando ser discípula e missionária no seguimento a Jesus, vive um Projeto de Revitalização chamado “A Vida da Juventude: Um caminho de Discipulado e Missão”. O Projeto motiva a juventude a viver os passos dados por Jesus, provocados pela mística dos lugares bíblicos por onde Ele passou. Em 2011 o convite foi: Converter/Construir, viver na mística de Belém, lugar onde Cristo nasceu e teve suas primeiras relações com o mundo, em uma gruta rodeado por sua mãe, seu pai, por três pastores e alguns animais.

Com certeza 2011 vai ser um ano difícil de esquecer, para os jovens de Campo Grande e também do Mato Grosso do Sul. Assim como nasceu e nasce Cristo em Belém, renasce uma pastoral em Campo Grande. A Pastoral da Juventude, que por anos esteve com a articulação arquidiocesana interrompida, reorganiza-se para ser luz na vida dos jovens campo-grandenses.

E tudo começou com a amizade de um pequeno grupo de jovens que, antes com sua vivencia eclesial isolada em suas respectivas paróquias, se reuniu com o objetivo de estar juntos, caminhar em conjunto e convidar a todos/as que queriam participar. Assim como Cristo foi acolhido em uma manjedoura, esses/as jovens foram acolhidos/as nas humildes casas de familiares. Ali se reuniam e viviam em comunidade, pensando e buscando a unidade dos grupos de jovens de uma arquidiocese.

179293_1278501739174_1728948615_504091_7959609_nComo juntar milhares de grupos de jovens que estão espalhados e isolados em uma região tão grande? As primeiras ideias vieram, e aos poucos a proposta foi ganhando corpo e vida. A iniciativa era realizar encontros no período de uma tarde, em que os participantes pudessem partilhar a vida, as dificuldades de seus grupos de jovens e aprender como melhorar estas dificuldades. Aconteceram as chamadas Tardes de Formação. O chamado se deu em mutirão, de diversas formas, convites pelas redes sociais da internet, visitas aos grupos de jovens, tudo o que estivesse ao nosso alcance. As temáticas abordadas foram escolhidas conforme as necessidades que os grupos de jovens iam apresentando: “A Vida em Grupo”, “Espiritualidade e Oficio Divino da Juventude” e “Canto e Música no Grupo de Jovens”.

Nem sempre os jovens participavam de todos os encontros e nem sempre todas as necessidades eram supridas. E o grupo de amigos? Aos poucos outros/as jovens viam se juntado a este grupo para ajudar a dividir as responsabilidades, como também outros foram se afastando, devido a responsabilidades particulares. Outras necessidades foram surgindo, além de preparar esses encontros, havia reuniões de representatividade da arquidiocese para participar, Setor Juventude, Vigília para a Jornada Mundial da Juventude, Grito dos/as Excluídos/as, Ampliada Regional da Pastoral da Juventude, enfim, mais demandas foram aparecendo para esse grupo de amigos.

_DSC0261A Ampliada Regional da PJ foi um momento ímpar, onde esse grupo de amigos pôde se encontrar com outros grupos de amigos, vindos de outras dioceses, e ver que existiam necessidades semelhantes. Vivenciando a mística de Belém, os/as delegados/as da Ampliada Regional definiram rumos e ações da PJ do Mato Grosso do Sul para os próximos dois anos e também formaram a Coordenação Regional da PJ. É Cristo nascendo em Belém, a Belém da Vida da Juventude de Mato Grosso do Sul.

Além disso, estava se aproximando o dia de celebrar a vida da juventude, o Dia Nacional da Juventude de 2011 (DNJ 2011). Como convocar os grupos de jovens a construírem esta celebração? Como trabalhar a temática apresentada em 2011 com os grupos de jovens? Foi pensado em mais uma Tarde de Formação, desta vez trabalhando o tema do DNJ 2011 “Juventude e Protagonismo Feminino”. Nesse mesmo encontro tivemos a presença ilustre do padre Carlos Sávio, assessor nacional do Setor Juventude. Além de debater sobre a temática proposta, os/as jovens ali presentes, formaram uma Comissão Organizadora para preparar essa grande celebração da vida da juventude.

O grupo de amigos/as se agregou a mais um monte de outros/as amigos/as para organizarem esse grande dia. E ai vieram as reuniões, reuniões e mais reuniões. Reuniões em casa de familiares, reuniões nas comunidades paroquiais, aos sábados, aos domingos, dias de semana, de manhã, à tarde, à noite. Teve até uma reunião no domingo, às 7h da ‘madrugada’, em uma praça pública, com uma temperatura não muito comum para os/as campo-grandenses. Não me lembro os números, mas estava neblinando tanto que era difícil ver os rostos das pessoas. Estava tão frio que fizemos a reunião praticamente abraçados uns aos outros.

SAM_2257Se fosse apenas uma reunião no frio a maior dificuldade, estávamos tranquilos, mas a cada dia que se aproximava o DNJ 2011 era um problema que aumentava. O maior deles era a falta de um local central e apropriado para realizar o DNJ 2011. Com isso era difícil preparar tudo o que aconteceria e mais difícil ainda fazer a divulgação. Com umas duas semanas de antecedência tivemos a confirmação de local e muito trabalho para prepará-lo, preparar, a metodologia, a celebração e a divulgação. Tivemos diversas ajudas de muitos/as amigos/as da juventude, cada um ajudou com um pouquinho que podia. Uma mãozinha ali, um patrocínio aqui, uma ideia acolá, tivemos até sugestões para a metodologia que vieram diretamente de Goiânia!

Que lindo foi aquele dia! Poucos/as participantes? Sim. Mas todos/as comprometidos/as com seu protagonismo naquele momento. Com uma bonita Marcha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens foi feita a abertura do DNJ 2011. Grupos de jovens prepararam pequenas apresentações que aconteceram nas ruas. Manifestos e gritos de ordem foram proferidos até o local onde aconteceriam outras atividades. Vidas de mulheres que lutaram por um mundo melhor foram partilhadas em rodas de conversas. Músicas, danças, coreografias... o que mais impressionava o pequeno grupo de amigos/as era a alegria que muitos/as jovens cantavam e dançavam músicas pastorais com a identidade da PJ!

No encerramento, a celebração eucarística foi presidida por dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande. Antes da benção final uma surpresa! Assim como Jesus, depois de nascido em Belém, ganhou presente de três Reis Magos, a Pastoral da Juventude ali também ganhava um presente! Um assessor para acompanhar a organização arquidiocesana da PJ. O Sr. Guido Junior foi apresentado a assembleia como assessor da Pastoral da Juventude.

383589_140201609421705_100002956009707_181311_909584631_nLogo também foi pensado em uma Coordenação Arquidiocesana para PJ. O pequeno grupo de amigos se reuniu de novo.e desta vez com a presença do assessor Guido, para avaliar o DNJ 2011 e pensar em como eleger uma coordenação. Com isso, foi realizado no dia 20 de Novembro, festa de Cristo Rei e também dia da consciência negra, um Encontro de Formação que também elegeria uma coordenação para a PJ. E assim aconteceu. Não teria dia melhor para que isto acontecesse, o dia marcado pela luta da libertação do povo negro, também foi o dia marcado pela reorganização da PJ em Campo Grande.

E é por toda essa caminhada, que 2011 se torna um ano marcante para a juventude de Campo Grande. Assim como Belém é o local do nascimento de Jesus, também é local de esperança, momento de transformação da realidade, de construção e de comunhão. O ano de 2011 é marcante por diversos acontecimentos na Pastoral da Juventude em todo o Brasil, mas em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul é sinal de renascimento e de construção.

Antes de construir é preciso converter. Converter é aderir a uma causa, converter é mudar pensamento e atitude. Só depois da conversão podemos viver em comunidade e construir juntos. E isso, com certeza, esse pequeno grupo de amigos/as fez, e fez bem feito. E agora em 2012? O novo ano aguarda com novos passos e novos desafios. Em 2012 o convite do Projeto de Revitalização será: Comover/Cuidar, viver na mística de Jerusalém. Que Nossa Senhora acompanhe essa juventude, para que possa continuar no seguimento a Jesus Cristo e na luta pela vida da Juventude, vencendo os novos desafios sendo protagonista de sua própria história.

||Walkes Vargas||

2 comentários:

Valdilena Castro disse...

O que tenho a dizer agora é Parabéns Juventude Campograndense e Sulmatogrossense!!! Parabéns por acreditar no nascimento de Cristo em cada um de nós e ser movido pela fé de acreditar na juventude desse estado tão grande e cheio de problemas... Temos q agradecer ao nosso Deus a cada dia por esse ano q com muita certeza marcou a história da PJ de Mato Grosso do Sul.
Só desejo para 2012 q esse mesmo grupo de amigos sejam muito firmes na Fé e q a cada dia aumente o Amor entre eles e o Amor pela causa, o Amor pela edificação do Reino!

Eduardo da Amazônia disse...

Que belo relato. Tem uma profundidade que anima a caminhada de outros(as) PJoteiros(as) pelo Brasil afora, inclusive eu. Parabéns e força na missão!

Visitas