sábado, 10 de setembro de 2011

Vamos agora refazer a história, ver acontecer...

uma partilha sobre a Ampliada Regional da PJ

clip_image002Dias 27 e 28 de Agosto de 2011. Para muitos/as, estes dias podem ter sido dias comuns do cotidiano de uma vida rotineira. Para alguns foram dias históricos de comunhão, partilha e construção. Foram os dias em que aconteceu a reunião Ampliada Regional da Pastoral da Juventude de Mato Grosso do Sul.

Difícil descrever sobre a importância desse momento sem antes fazer memória da história da PJ. Em todo o Brasil o trabalho da PJ é marcado por grandes lutas e conquistas. Em Mato Grosso do Sul não poderia ser diferente, porém há alguns anos sua articulação regional foi interrompida. Foram tempos de muita dificuldade para os grupos que se reuniam nas comunidades, e não foi diferente para a articulação nas dioceses.

Depois de muitas conversas, reuniões, encontros e sacrifícios de jovens e adultos, lideranças e agentes de pastoral, foi constituída uma Coordenação Regional da PJ, formada por um/a jovem de cada diocese. Em caráter provisório essa Coordenação teve com objetivo construir estratégias para a organização permanente da PJ no regional. Fruto dessa construção nasce a iniciativa de realizar uma reunião Ampliada. Para servir como momento de reflexão, avaliação, projeção e deliberação da PJ no regional.

clip_image004E tudo isso foi gestado com muito carinho e amor. Coordenações diocesanas e grupos de jovens tiveram acesso a um material de preparação para estudo da realidade local. A temática abordada pela Ampliada valorizava a vida da juventude sul-mato-grossense como um caminho de discipulado e missão. Hino e oração foram criados dando uma mística ímpar ao processo de preparação.

Na verdade, ímpar foi toda a Ampliada. Desde a chegada dos/as delegados/as que aos poucos recebiam a acolhida aconchegante da casa dos Pobres Servos da Divina Providencia. A Mística inicial trazendo presente o lugar bíblico de Belém e a nossa cultura com a ciranda pantaneira. No momento de abertura, dom Eduardo nos falava sobre a evangelização da juventude em instancia clip_image006nacional. Seguido de Pedro Kemp e Silas Fauzi que nos deram um belo testemunho sobre a militância na PJ na época da juventude e como esse processo os ajudaram a ser os profissionais e cristãos que são hoje. Padre Edinaldo nos relatou sobre sua experiência no serviço de assessoria a PJ na Arquidiocese de Campo Grande e no regional. Jairce Guia, Coordenadora do núcleo de Campo Grande da Celebra Rede de Animação Litúrgica e Flávio Machado, missionário do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) também foram presenças importantíssimas para o bom andamento da Ampliada. Além de Alessandra Miranda, da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ que foi a assessora que facilitou todos os momentos de discussão e colaborou muito com sua experiência e metodologia de trabalho.

clip_image008Durante os dias de Ampliada, o ambiente estava vestido de juventude, em alguns lugares estava montado o que chamamos de tendas diocesanas, espaços construídos pelos/as próprios/as delegados/as com elementos do trabalho pastoral trazido diretamente de cada diocese. Como foi bonito ver as bandeiras, camisetas, fotos e recordações da caminhada da PJ em cada diocese desse Mato Grosso do Sul. Com todos esses elementos pudemos visualizar as luzes, cores e sombras encontradas pelos nossos grupos de jovens.

Os momentos de liturgia eram realizados juntamente com o Conselho de Leigos/as que também estavam se reunindo no mesmo período. No final da noite fizemos o nosso Oficio de Vigília e no domingo pela manhã uma bela missa. Tudo entrelaçando os dois momentos vividos pelos dois grupos ali presentes, PJ e Conselho de Leigos/as.

Outro belo momento foi a noite cultural, onde cada diocese pode apresentar um pouco de sua cultura local. Depois com muita descontração dançamos e cantamos diversos cantos, difícil esquecer quando o pessoal de Campo Grande apresentou a todos/as a dança do guaxinim. Ninguém ficou parado, até dom Eduardo se contagiou com os passos da dança.

clip_image010Outros bonitos momentos também ficarão marcados na memória de todos/as. Mas, da mesma forma como houveram momentos bonitos e felizes, também aconteceram momentos de tristeza. Como foi angustiante falar da atual conjuntura da articulação regional. Como foi mais angustiante ainda notar que todas as dioceses ali presentes passavam por situações semelhantes. Lágrimas, lamentações, choros, dor, abraços... dificuldades e mais dificuldades... ausência de assessores/as diocesanos, coordenações que se desfizeram, inexistência de sustentabilidade financeira, confusão e preconceito contra a identidade da PJ... dificuldades e mais dificuldades! Talvez o sofrimento é a marca que mais aparece em todos os momentos da história da PJ não só no nosso regional. Sofrimento que machuca e dói no coração de quem luta pra construir essa pastoral que tanto amamos.

É por causa dessa juventude machucada que acreditamos em religião libertadora. Por causa dos/as jovens vitimas de extermínio e violência que acreditamos em religião transformadora. É na esperança da primavera que aguentamos o inverno doloroso. Na esperança de um mundo melhor, de uma sociedade justa e fraterna, de uma Civilização do Amor, de uma Igreja de comunhão e participação que damos mais um passo em nossa caminhada. Escolhemos prioridades, definimos planos, alinhamos projetos, elegemos uma nova Coordenação Regional, continuamos tocando em frente. Na mística de Belém, da Belém onde Cristo nasceu para a Belém da juventude de nossas dioceses, encerramos a nossa Ampliada na esperança de dias melhores. Por uma pastoral que seja luz na vida da juventude.

Amém, Axé, Porã, Awerê... PJ Sempre!

||Walkes Vargas||

Nenhum comentário:

Visitas