terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jornada Acadêmica de Psicologia, um sonho realizado.

 

logo capsiucdbUm sonho. Tudo começou com um sonho. Sonho de um espaço para organização e manifestação estudantil. Sonho de uma universidade aberta a participação dos/as estudantes. Sonho de uma educação de qualidade. Sonho de um futuro melhor para todos e todas. Aos poucos outras pessoas se juntaram para sonhar em mutirão. Acadêmicos, acadêmicas, professores, professoras, colaboradores, colaboradoras, ex-acadêmicos, ex-acadêmicas, organizações estudantis e até a própria instituição universitária.

Capturar3Com o sonho gestado e planejado nasce o CAPSI-UCDB. Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. Entidade de sociedade civil, sem fins lucrativos, sem ligação partidária. Um órgão que representa os/as acadêmicos/as de psicologia na universidade e fora dela. Uma organização pensada, planejada e construída pelos/as próprios/as acadêmicos/as sonhadores/as. Um sinal de protagonismo estudantil, onde o/a próprio/a estudante tem voz, vez e lugar. Onde o/a estudante é autor de atividades que fomentam a vida universitária. Onde o direito de livre expressão é manifestado de forma organizada ganhando respaldo e força entre os/as estudantes e a própria universidade.

Logo é manifestada a vontade de conhecer o estudante de psicologia. Quem é? O que pensa? O que deseja? Qual a sua opinião sobre o ensino, pesquisa e extensão em Psicologia? Para tanto o CAPSI-UCDB em aliança com a própria instituição universitária realiza um Levantamento de Interesse Acadêmico, onde pode se conhecer melhor como pensa a classe discente de psicologia.267249_176279115778261_100001885205130_432131_1164112_n

Com esses dados quantificados é ponderado um evento que atinja esse público consultado. Um evento construído, pensado, elaborado e organizado pelos/as próprios/as acadêmicos/as em aliança com a Coordenação do Curso. Reforço a palavra “aliança”, pois, quando fazemos e dizemos parceria ou apoio, estamos nos remetendo a dois, ou mais, sujeitos que se unem para determinada ação, mas que independentemente possuem iniciativas completamente diferentes. Quando nos referimos a “aliança” estamos nos remetendo a dois, ou mais, sujeitos que, cada um na sua independência, buscam de certa forma um objetivo em comum. Em nosso caso, um espaço onde o/a estudante exerça seus direitos e deveres promovendo atividades que garantam a qualidade de ensino.

262570_176280472444792_100001885205130_432140_7980876_nMesmo depois de um tempo, conseguimos organizar a nossa Jornada Acadêmica de Psicologia. Construído em mutirão pelos/as acadêmicos/as e para os acadêmicos/as. Não é atoa que esse evento acontece no mês em que comemoramos do dia do/a psicólogo/a. Não é atoa que esse evento acontece na semana do/a estudante. Em aliança com a UCDB, queremos que mais momentos como esse aconteçam e se disseminem promovendo a vida universitária, o protagonismo estudantil e o ensino de qualidade. Para os/as que estão saindo: Muito obrigado por tudo o que conseguimos conquistar até hoje. Para os que estão chegando: “O filho nasceu, agora resta cuidar”. Sejam todos/as bem vindos/as a nossa Jornada Acadêmica de Psicologia.

||Walkes Vargas||

CAPSI-UCDB

Nenhum comentário:

Visitas