terça-feira, 7 de abril de 2009

Juventude de Campo Grande/MS celebra DNJ


Dia 19 de outubro de 2008, domingo, tarde nublada, dia de celebração, festa e alegria, Dia Nacional da Juventude. É com esse clima que centenas de jovens se encontram na "cidade morena" para comemorar o seu dia. A Catedral Santo Antônio é o ponto de concentração do inicio dessa grande celebração.
O grupo Mukando Kandongo abre a festa com muita animação temperada ao som de batuques, danças, e cantos afro-brasileiros. E assim a juventude inicia uma caminhada ilustrada com dinâmicas, mímicas, brincadeiras, apitos, tambores, bandeiras, camisetas, balões, faixas e cartazes até o Horto Florestal.
Local de encontros e reencontros, de rodas de tereré embaixo das árvores, mas, também local de troca de experiências, de debates, de incentivos de novos meios de comunicação, é o local de "Pautar as Razões do nosso Viver", é o local destinado há várias oficinas temáticas organizadas pelos próprios jovens com o apoio de voluntários/as. Vários trabalhos foram realizados: Artesanato, Capoeira, Dança, Dinâmica de Grupo, Espiritualidade, Fantoche, Grafite, Jornal, Origami, Música Regional, Percussão Corporal, Poesia, Primeiro Emprego, Radio, Teatro e TV.
Caminhado por todos os lados do Horto Florestal é possível escutar o som do berimbau, a batida no pandeiro, o acorde do violão, as conversas, o silêncio, a voz do locutor da rádio, as falas do teatro, as rimas da poesia, o som das mãos trabalhando no artesanato, os sons produzidos pela percussão corporal e o barulho do spray do grafite contrastando com o som ambiente da natureza preservada no local.
Ao escurecer do dia as velas se acendem, o perfume da acolhida se espalha no ar, a própria juventude preside a celebração que se inicia. Celebração da vida de cada jovem brasileiro que trabalha, estuda, luta, sofre e sonha por um mundo melhor. É de se notar nos olhos da maioria, a surpresa de uma celebração tão simples, tão viva, tão singela e tão bonita. Na celebração a música é cantada, a vida é compartilhada, a Palavra é saboreada e o Pão e o Vinho são partilhados entre todos/as que desejam ter "mil razões para viver". Com o encerramento da celebração a Banda Fé e Vida animam a todos/as com seus cantos. E com o céu já estrelado, o duo Filho dos Livres encerra essa grande celebração com um caldeirão de músicas regionais e cultura pantaneira propondo uma "Republica dos Livres Pensamentos".
Desde meses atrás esta celebração foi pensada, elaborada e organizada pela própria juventude através de alguns representantes, talvez fosse esse o sabor especial que esse dia nos deixou em nosso paladar. Tivemos a colaboração de muita gente que seria injusto citar a todos/as aqui, mas queremos deixar no coração de cada um o nosso: Muito Obrigado! E a certeza de que com a participação de várias organizações juvenis de nossa arquidiocese, com a harmonia de todas as vozes, gostos, cores e sabores, a juventude ali presente espalhou esperança de vida no ar, mostrou que nós jovens "Temos mil razões para viver" e que "Viver é fazer escolhas".


Walkes Vargas Pastoral da Juventude - Comissão Organizadora do DNJ

Nenhum comentário:

Visitas