segunda-feira, 14 de abril de 2014

É HORA DE TRANSFORMAR... O QUÊ?

Impulsionados pelas manifestações de 2013, os movimentos sociais têm se mobilizado para fazer de 2014 o ano da reforma política. Nada mais justo e necessário! Por isso, o grito da Semana da Cidadania, promovido pelas pastorais da juventude da ICAR: É hora de transformar o que não dá mais. Sem dúvida, um forte apelo de quem anseia por mudanças. Mas há que se perguntar: O que não dá mais? Como transformar o que nos desagrada? Transformar em quê?
Ora, transformar é ir além da forma, isto é, do que é imposto. Fazer reforma política, neste caso, é buscar algo além do que já foi tentado. Mas começar por onde? Ouvindo o rumor das ruas (uma verdadeira Torre de Babel), talvez o único consenso tenha sido a insatisfação com os nossos governantes. Coxinhas, black blocks, anonymous, comunas infiltrados, todos os grupos optaram por desqualificar as pautas alheias para legitimar as suas, muitas vezes se esquecendo até do que os levava aos mesmos espaços públicos, ou seja, quem era o inimigo comum. Esse cenário dificultou – e muito – a definição do ponto de partida.
Felizmente, passado já algum tempo, o fervor inicial dando espaço à natural acomodação, uma luz começa a surgir no fim do túnel. A onda do momento é criticar a realização da Copa no Brasil. O principal argumento é que falta saúde, educação, emprego e saneamento básico, entre outras coisas, enquanto o governo gasta milhões em estádios de futebol. A grande descoberta(?) das classes média e alta é que instaurou-se (só agora?) uma crise política em nosso país. Não por acaso, é a grande mídia que tem pautado as discussões (haja vista o espetáculo do julgamento do/s mensalão/ões). Se, por um lado, é nítida a manobra para derrubar a esquerda do poder, por outro, temos uma excelente oportunidade de debater os rumos da sociedade e do planeta.
Nesse sentido, é muito importante a iniciativa das juventudes. As grandes mudanças da nossa nação sempre tiveram os grupos juvenis no papel de protagonistas. Os primeiros a se mobilizarem quando se iniciaram as manifestações de 2013 foram os jovens e as jovens. Sinal de que os rumos da política não são assunto só de “gente grande”.
Para contribuir com as reflexões é que segue este folhetim. A iluminação bíblica –Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (Mt 5, 6) – será o nosso guia. Abrindo o Sermão da Montanha, as bem-aventuranças (Mt 5,1-12) anunciam a concretização do Reino, aqui e agora, e prometem um tempo de justiça e solidariedade, onde a terra será de todas e de todos. Nesse dia, a humanidade verá a Deus. Começando pelos nossos municípios, a atual organização política brasileira atende a essa expectativa? Existe algum sistema, no ocidente ou no oriente do planeta, que se aproxime da proposta de Mateus? E se aprofundarmos um pouco mais... Uma reestruturação que fosse apenas política daria conta de nos levar à tão sonhada“Civilização do Amor”?
Parece-me que algumas palavrinhas-chave nos apontam necessidades não contempladas pela reforma política. O direito à propriedade, seja ela material (a terra, por exemplo) ou intelectual (expressões artísticas e patentes), passa pelas reformas agrária e tributária, entre outras. Um mundo justo e solidário só será possível mediante a reforma do poder judiciário. O acesso ao divino, enquanto não houver uma reforma (e verdadeira conversão) religiosa, dependerá sempre dos “pedagiários” líderes espirituais. E tudo isso só acontecerá quando houver uma reforma cultural, pois é impossível encontrar uma só pessoa que esteja disposta a abrir mão e partilhar uma parte do que tenha acumulado, lícita ou ilicitamente, não importando o quanto se tornem escassos os bens vitais ao restante da população.
Seria, então, uma missão impossível alcançar essa “terra onde mana leite e mel” (Ex 3,8)? Não, claro que não! Ela pertence às pessoas pobres em espírito (Mt 5,3) e praticantes da justiça (Mt 5,10). Você já percebeu que há pobres com mentalidade de rico, isto é, gente que, mesmo vivendo na mais completa miséria, preza pelo acúmulo de bens, não importa de que modo o consiga? Mateus apresenta Jesus no alto da montanha, indicando que Ele é o novo Moisés. Pois bem! Na travessia do deserto, os hebreus aprendem a partilhar o pão (Ex 16,16-21). Tendo somente cinco pães e dois peixinhos, Jesus ensina algo semelhante (Mt 14,13-21 – note que, segundo o v. 15, o cenário é o mesmo do Êxodo, isto é, deserto). Isso é ser pobre em espírito. Isso é fazer justiça. Mas perceba que não basta ser justo; é preciso cultivar uma cultura de justiça (v. 16 – “deem-lhes vocês mesmos de comer”). Ou seja, viver o Evangelho não é somente dividir os bens materiais, mas despertar na outra, no outro uma nova atitude, uma prática equivalente à de Jesus (Mt 5,48 – “sejam perfeitas e perfeitos como o Pai Celeste é perfeito”).
Finalizando, resta o apelo de Paulo, dirigido aos romanos (e romanas?), mas igualmente válido para nossos dias: “Não se conformem com este mundo, mas transformem-se, renovando suas mentes, a fim de poderem discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (essa iluminação bíblica, aliás, não seria uma boa resposta para o que se deve transformar?). Não basta exigirmos políticos melhores se não formos pessoas perfeitas como o Pai. É hipocrisia falar de injustiça quando nossa prática é injusta. Busquemos, sim, uma reforma política. Mas que ela seja centrada na busca de um novo modelo de sociedade, inclusivo, solidário, justo e humano. Só assim saciaremos (lembram-se: deem-lhes vocês mesmos de comer?) aquelas e aqueles que têm fome e sede de justiça.

Nenhum comentário:

Visitas