domingo, 26 de janeiro de 2014

Fórum de Juventude de Campo Grande sobre a Secretária Municipal de Juventude.

Em outubro de 2013 o prefeito Alcides Bernal recebeu em seu gabinete membros do Fórum de Juventudes de Campo Grande. Na ocasião o Fórum apresentou o resultado de seu primeiro encontro e propôs ao prefeito diversas ações e propostas de políticas públicas para a Juventude. @s membros do Fórum ressaltaram que a criação de uma Secretaria Municipal de Juventudes e a democratização do Conselho Municipal de Juventude com a ampliação da participação da sociedade civil, eram de extrema importância nesta atual conjuntura. 

A proposta de alteração na lei que cria o Conselho Municipal de Juventude foi entregue ao prefeito no início deste mês (janeiro de 2014). Faz-se necessária agora a sua aplicação. Bem como, tendo em vista a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para às Mulheres, também se faz necessária a criação da Secretária Municipal de Políticas Públicas para às Juventudes com certa celeridade.

As Jornadas de Junho passado e a crescente participação das juventudes nos processos políticos do município, como na Frente Popular de Defesa da Democracia, no próprio Fórum de Juventudes de Campo Grande e em diversos espaços de organização popular tende a ser crescente e cada vez mais reivindicativa. @s jovens de nosso município e de nosso estado tem se organizado para propor e participar da política, deixando para trás a velha máxima de que @s jovens não gostam de política, ou de participar e influir na mesma. Esta afirmação incongruente caiu por terra a partir das Jornadas de Junho de 2013 e está cada vez mais ultrapassada tendo em vista que em todo o Brasil @s jovens tem se organizado de diversas maneiras, como mais recentemente nos chamados ‘Rolezinhos’, sejam eles aos Shoppings, ou como o proposto para o início do próximo mês para o Hemosul, em um ato de solidariedade, doando o próprio sangue.

Esta organização de ações e atos tende a ser maior este ano, não apenas por ser um ano eleitoral, mas também por haver uma maior tomada de consciência política em toda a população, principalmente entre @s jovens. Tal conscientização abre margem para que à cobrança por politicas públicas mais efetivas e inclusivas seja ampliada.

Portanto, o Fórum de Juventudes de Campo Grande, imbuído do intuito de ser uma organização que propõe, fiscaliza e realiza políticas públicas para às juventudes, se posiciona na vanguarda deste novo tempo e entende que com a criação de uma Secretaria Municipal, específica, consigamos ampliar plenamente o acesso d@s jovens aos novos direitos e à nova política. Entendemos que deva partir dos movimentos sociais e principalmente dos movimentos de juventude nomes que devam estar à frente desta nova Secretaria e a partir dela ampliar os espaços de participação da juventude na política municipal, estadual e nacional.

Campo Grande, 26 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Visitas