quinta-feira, 17 de maio de 2012

O jovem e sua missão - Em memória a Letícia Gottardi



                 Todos querem ser jovens, ou sentirem-se jovens novamente. O que é ser jovem? Ser jovem é uma fase da evolução da vida, é conhecer e descobrir coisas novas, é ser atraente, é uma explosão de hormônios, é ser sexy, é ser saudável, é sentir-se íntimo de uma música como se essa estivesse falando da sua própria vida, é a descoberta de nós mesmos diante do mundo, é quando queremos que os outros nos vejam neste mundo e para isso procuramos chamar a atenção, pois queremos ser ouvidos.                
        A escritora de 27 anos, Juliana Silva Valis diz que: “ser jovem não é ser irresponsável, tolo, fútil ou inconsequente diante da vida e do mundo.” Portanto, não é porque somos jovens que não temos preocupações, nós trabalhamos, estudamos, nos preocupamos com família, entre outras coisas. Esta é a fase é quando mais sofremos por amores e paixões, é um momento que deve ser respeitado, pois são estes amores os mais fortes e nostálgicos de nossas vidas. Nesta fase nos preparamos para uma nova etapa de nossas vidas a de ser adulto.
                O jovem também vai para a igreja, falo, pois esta era minha realidade (e ainda é) em Bonito, estava sempre na igreja, participando do grupo de jovens da Pastoral da Juventude (PJ). E é em grupos de jovens como estes, das igrejas ou não, que nos ajudam a construir nossa consciência critica, ética e moral, onde buscamos ideais para a construção de um futuro bem estruturado, justo, feliz e idealizando sonhos, pois o jovem aceita o novo, sempre esta aberto a novas experiências e juntos podem amadurecer na fé.
 Mas, com o passar do tempo vemos que alguns sonhos não se tornam realidade, principalmente quando não se tem oportunidade. Tem uma musica do Gabriel Pensador em que ele diz: “aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá”, não podemos oferecer aquilo que não temos condições de dar. A vida nos leva por caminhos que nunca pensamos em passar e a condição social do individuo é o que condiciona suas atitudes.

                É triste ver que no Brasil temos limites para sonhar, pois a maioria dos jovens nem tem condições para isso. Na escolha do seu curso na faculdade é um exemplo disso, são poucos jovens que conseguem fazer o curso que realmente querem, pois não são todos que querem trabalhar com Turismo, Pedagogia ou Administração. Porém é maravilhoso ver os jovens lutando pelos seus direitos e pelos direitos daqueles que já se foram por injustiça e pura incompetência de alguns. Mas ainda assim, é conflituoso, ver que são necessárias tragédias acontecerem, para que movimentos de lutas se realizem.
                Nem todos têm condições para realizar seus sonhos, mas temos condições de buscar dentro do nosso contexto melhorias para vivermos dignamente. E esta é uma das principais funções dos jovens: lutar pelo seu futuro, ser lideres da massa, saber defender seus direitos com garra e determinação (e até mesmo imaturidade), pois devemos deixar um mundo melhor para os jovens de amanhã. Essa é a nossa missão.


Kelvin Jacques Vargas
Acadêmico de Filosofia da UCDB

Um comentário:

=D disse...

Execelente texto...=D

Visitas