quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Juventude em Marcha Contra a Violência

clip_image002

clip_image004Historicamente os/as jovens organizados já foram protagonistas de fatos importantes em nosso país.

Quando falamos em juventude a maioria das pessoas pensam em mudança, transformação e ousadia. Porém precisamos estar mais atentos/as a realidade da vida dos/as jovens brasileiros/as.

A violência é uma situação que está cada vez mais comum em nosso cotidiano. Se nos aprofundarmos em dados e estatísticas, podemos destacar que os/as jovens são as maiores vítimas de todos os tipos de violências.

Segundo a Pesquisa “Perfil da Juventude Brasileira” promovida pelo Instituto Cidadania, 46% da juventude já perdeu parente ou amigo próximo de forma violenta e 38% já viu de perto alguém que morreu de forma violenta, sendo que destes 62% foram mortos assassinados. Ou seja, um a cada três jovens já perdeu parentes ou amigos próximos de forma violenta.

Aos poucos a juventude é silenciosamente eliminada por diversas formas de violências, da negação de direitos a uma vida digna e feliz, no brusco extermínio de sonhos, de forças jovens que poderiam estar atuando e contribuindo com o desenvolvimento do país.

clip_image008Diante dessa realidade são apresentadas muitas hipóteses e argumentos com pouca fundamentação, normalmente reclamações indignadas, alimentadas também, por preconceitos e estereótipos em relação ao jovem.

A pessoa do jovem tem sua imagem exposta, principalmente nos meios de comunicação, como o culpado por toda essa violência que assola o Brasil.

Para nossos governantes punir é muito mais fácil do que educar, pois enquanto o poder público deveria se preocupar em fornecer saúde, cultura, lazer e educação de qualidade aos jovens, a iniciativa é de conter a juventude com propostas de redução da maioridade penal e toque de recolher, como se essas medidas erroneamente fossem banir por completo toda criminalidade.

Dentro desse contexto, as Pastorais da Juventude do Brasil em parceria com diversos organismos da Igreja e da Sociedade assumiram um compromisso com a vida, organizando assim a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens que tem como objetivo construir uma cultura de paz denunciando as estruturas sociais que geram violência e morte dos/as jovens.

clip_image010Você deve estar se perguntando: Como faço para participar dessa Campanha? É simples, comece primeiramente discutindo de forma aprofundada em seu grupo de jovens, comunidade, associação ou movimento sobre temas como segurança pública, sistema carcerário e direitos humanos, fazendo assim, uma formação política, crítica e de sensibilização dos/as participantes. Depois pode-se organizar mobilizações em atividades já existentes em sua realidade como Dia Nacional da Juventude, Semana da clip_image011Cidadania, Semana do Estudante, Grito dos Excluídos, etc.

Na página virtual www.juventudeemmarcha.org ou no endereço eletrônico contraviolencia.pjb@gmail.com podemos encontrar e solicitar diversos materiais de trabalho que podem ajudar na organização da Campanha em sua localidade.

Não podemos nos calar, nem naturalizar situações de injustiça e de morte em nosso meio. A juventude está em marcha! E grita nos quatro cantos do país CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS! Junte-se a nós nessa jornada em defesa da vida.

clip_image013

Walkes Vargas

Pastoral da Juventude

Mato Grosso do Sul

E-mail: walkesvargas@gmail.com

 

 

Oração da Campanha Nacional Contra Violência e o Extermínio de Jovens

Deus da Vida, da beleza, das cores e dos sonhos, ajuda-nos a construir uma sociedade mais justa, amorosa e pacífica, onde possamos viver irmanados e de forma digna e feliz.
Deus Libertador, olha para a juventude brasileira e afasta dela todas as formas de violência, principalmente o extermínio, que derruba tantos jovens cheios de sonhos, projetos e potencialidades.
Pai/Mãe da Juventude, Tu sabes o quanto gostamos de viver, de sonhar, de brincar, de namorar e de fazer tantas coisas boas. Não permita que roubem de nós esses direitos tão essenciais.
Tira de nós toda indiferença e desesperança. Que não deixemos de acreditar em nossos sonhos e de organizar as nossas lutas em busca da Civilização do Amor, do Outro Mundo Possível, do Reino de Deus.
Somos teus discípulos e tuas discípulas jovens que, de mãos dadas e com os pés fincados no chão, seguimos em marcha contra a violência e o extermínio de jovens, numa estrada banhada de sangue, que desejamos ver, sempre mais banhada de flores, sonhos e de justiça.
Caminha conosco, Senhor, porque a luta não é fácil e somente em Ti encontraremos força e coragem para não ter medo e nem desistir da marcha.
A vida da juventude está clamando por nossa ação e, como a jovem Maria, dizemos SIM a este chamado e, com cores e jeitos diversos, pintaremos a bandeira da Paz tão desejada por nossos povos.

Amém, axé, awerê, aleluia!

Nenhum comentário:

Visitas