sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cristo transformará o nosso corpo e nos tornará semelhante ao seu corpo glorioso. (Reflexões Dominicais – 28/02/10)

clip_image001É Tempo de Quaresma, época de conversão, tempo de escuta da Palavra de Deus, de uma catequese mais aprofundada, época de penitência pessoal e também social.

Na narração de Gênesis, Deus faz aliança com Abraão através de um ritual onde deveriam passar pelas metades de um animal sacrificado. Deus passa representado em uma chama de fogo para dizer que aceita a Aliança que é a renovação da promessa pronunciada somente por Deus, pois Abraão não fez a sua parte no ritual. Essa aliança é referência ao projeto de Deus para a humanidade, ao projeto de uma sociedade igualitária. Será que como Abraão nós também não respondemos ao projeto de Deus?

Quando recordamos o episódio da Transfiguração de Jesus, é importante ressaltar que a transfiguração acontece quando Jesus subiu a montanha para rezar, demonstrando que a oração renova e transforma. No nosso cotidiano, quando nos sentimos cansados/as e abatidos/as a oração também pode vir ao nosso encontro como forma de transformação não apenas pessoal, mas também social. Quando passamos parte da vida na luta pela justiça e pela solidariedade, estamos imitando a Jesus que morreu e ressuscitou doando a sua vida. A cada dia que dedicamos a vida lutando contra a violência e o extermínio de jovens, a cada dia que lutamos por trabalho e economia que gera vida e igualdade ao invés da morte e desigualdade, estamos seguindo os passos de Jesus. Conscientes deste fato, somos encorajados a permanecer firmes em seu caminho e motivados a transfigurar com Jesus a nossa sociedade ainda tão desfigurada por diversas injustiças. O Senhor é a nossa luz e salvação, o que poderemos temer?

Walkes Vargas

Nenhum comentário:

Visitas