domingo, 20 de setembro de 2009

Coordenação Regional da PJ se reúne em Campo Grande-MS

“Comunga quem partilha esperanças, sonhos, ideais e lutas.

Na ternura jovem,”

(Gisley Azevedo Gomes)

A Pastoral da Juventude no Regional Oeste1 teve sua articulação interrompida durante vários anos. Ao passar do tempo, com a nomeação de Eduardo Pinheiro como Bispo Auxiliar de Campo Grande-MS, nasce um incentivo a realização de alguns encontros entre lideranças juvenis das dioceses do regional. Nasce também a necessidade da juventude se reorganizar como PJ no Mato Grosso do Sul. A discussão sobre o assunto foi amadurecendo consideravelmente ao ponto da necessidade surgir dos/as próprios/as jovens em suas bases até acontecer uma reunião com esse único objetivo, formando assim uma Coordenação Regional da PJ.

Enfim, no dia 02 de agosto de 2009 se reuniram no ITEO (Instituto Teológico João Paulo II) em Campo Grande-MS, jovens representantes de todas as dioceses do regional, exceto a Diocese de Corumbá, compondo a Coordenação Regional da

PJ. O clima de alegria e entusiasmo encantava a todos/as ali presentes. Em uma manhã de discussões os/as jovens Everton, Júlio, Natanael, Osvaldo, Sonyelle e Walkes assessorados por Pe. Edinaldo, Pe. Fábio e Ir. Rosana, deliberaram sobre variados assuntos, dentre eles podemos destacar a Missão da Pastoral da Juventude no Regional Oeste 1:

“Queremos com a ajuda e inspiração do Espírito Santo, revitalizar a PJ no Mato Grosso do Sul, dando um ROSTO NOVO, criando uma realidade acolhedora e participativa onde cada jovem se descubra como PESSOA consciente e protagonista de sua história, encontrando assim sua MISSÃO na IGREJA e SOCIEDADE”

Além de alguns objetivos específicos como: Promover Integração das seis dioceses que compõem o Regional, fazendo levantamento da realidade, resgatando a sua história para revitalizar a PJ; Por em evidência as experiências da juventude nas dioceses; Divulgar subsídios e materiais que são produzidos pela CNBB e pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude; Divulgar e incentivar o uso do Ofício Divino da Juventude e Planejar um encontro regional aberto para toda a juventude.

Mesmo com muito entusiasmo, existe a consciência de que ainda é uma iniciativa pequena, tímida e limitada. Com poucos recursos e muito trabalho pela frente. Ainda acontecerão muitas conversas, reuniões, encontros e sacrifícios em busca de uma aspiração, de um sonho da possibilidade de um mundo melhor, construído com ajuda de uma juventude organizada como Igreja em pastoral. A reunião é encerrada com um clima de ternura e esperança no ar, e uma vontade de juntos estarmos construindo uma PJ que lute pela vida da juventude sul-mato-grossense.

Na ternura jovem...
Walkes Vargas

Nenhum comentário:

Visitas