sábado, 11 de julho de 2009

Campo Grande não fica no Mato Grosso

Cansamos desse povo que confunde Mato Grosso do Sul com Mato Grosso. E você que é daqui do estado de Mato Grosso do Sul e que viaja por esse Brasilzão afora já escutou perguntas do tipo:

- Ah você é do Mato Grosso do Sul, como está Cuiabá?
- Olha, ela veio de Campo Grande, no Mato Grosso.
- Os artistas então, 99% que vem ao estado cometem a gafe:
- E aí, galera do Mato Grosso! “- Do sul!” - vem o coro da platéia corrigindo-os em seguida.

De Campo Grande para Cuiabá são 702 Km = 9 horas e 57 minutos, segundo o Google Maps, portanto não é tão perto assim. Dá raiva, não sei se pela ignorância “geográfica” das pessoas, pelo “esquecimento” do nosso estado pelo resto do Brasil ou pelos habitantes daqui que não se sensibilizam com uma possível troca do nome do estado. E também quando o povo vem pra cá, se admira com a beleza e progresso da cidade, pudera, pois a imagem que se tem daqui é de índio, onça e tráfico de drogas.

O Mato Grosso do Sul existe desde que o Governo Federal, em 1977, decretou a divisão do estado, alegando dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto em 11 de outubro de 1977, com a presença de autoridades de Mato Grosso e de numerosa comitiva de Mato Grosso do Sul, o presidente Geisel sancionou a lei complementar que criava um novo Estado. E em 1° de janeiro de 1979, em sessão solene, o presidente Ernesto Geisel e seus ministros instalam oficialmente o governo de Mato Grosso do Sul, com a posse do governador Harim Amorim Costa.

Quando o General Ernesto Geisel foi empossado na presidência da república, surpreendeu a maioria da população mato-grossense encaminhando o projeto de lei complementar ao Congresso Nacional, propondo a divisão de Mato Grosso e a criação de um novo estado que se chamaria Campo Grande o qual teria a capital de mesmo nome¹.

O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso, pleiteando a mudança do nome do estado para Mato Grosso do Sul. Em nossa opinião, deveria ter se considerado a proposta do nome do estado para Campo Grande (mesmo nome de sua capital), ou estado de Maracaju, ou estado do Pantanal, ou qualquer outro, ou ainda que o Mato Grosso assumisse em seu nome “do Norte”, quem sabe teríamos menos confusão com o nome.

Perdemos as contas de quantos e-mails já tivemos que mandar para as emissoras de televisão, que toda vez que se referem à cidade turística de Bonito, a localiza em Mato Grosso e não em nosso estado. Nas novelas, já houve referência a Campo Grande no Mato Grosso. Um conceituado jornalista da Rede Globo, numa série Me Leva Brasil no Fantástico, fez uma excelente reportagem sobre Campo Grande, mas no final pecou feio e confundiu tudo e disse: - Campo Grande, Estado de Cuiabá (sic). Mas isso já aconteceu até em previsão do tempo em telejornal! Onde mais falta?!

Mas essa semana a indignação foi imensa. Houve um Campeonato Nacional de Judô, e a premiação do primeiro lugar do atleta daqui do estado de Mato Grosso do Sul seguiu-se em meio à alegria da vitória com a frustração ao ler na medalha: Campeão de Campo Grande - MT.

Fotografei a medalha e já encaminhei a foto e meu protesto a muitos órgãos formadores de opinião.

É com grande indignação sugerimos que a CJMS envie à CBJ uma nota exigindo a correção da sigla de nosso estado, Mato Grosso do Sul, onde se localiza nossa cidade, Campo Grande, no MS e não em MT, como grifado na medalha do campeão. O certo seria a Confederação recolher as medalhas ganhas pelo nosso estado e nos enviá-las corrigidas, por tamanho desrespeito. Mas como sabemos que isso não ocorrerá tão cedo, então que pelo menos publiquem uma errata no site oficial da CBJ para tentarem se redimir ao povo sul-mato-grossense.

Lembrando que em época recente de reforma ortográfica, é bom compararmos que ela não "pegará" tão cedo, pois tivemos a reforma geográfica com a divisão de alguns estados há 32 anos. Mato Grosso foi dividido com o Mato Grosso do Sul e o nome ainda não "pegou" para alguns brasileiros, por mais que já tenha dado tempo de se adaptar.

¹ Correia Simões – A criação do Estado do Mato Grosso do Sul, p. 69.
Jane Márcia S. Arruda
Administradora de Empresas e
Kátia V. Kintschner
Economista e mestre em Geografia
www.inconsenso.com

Nenhum comentário:

Visitas