quarta-feira, 10 de junho de 2009

Jovens de Mato Grosso do Sul se reúnem para discutir rearticulação da Pastoral da Juventude no Regional Oeste 1


“Se a Juventude viesse a faltar...

...o Rosto de Deus iria mudar!”



Dia 31 de Maio de 2009, um dia que amanhece frio para os campo-grandenses, mas um dia histórico e muito feliz para os grupos de jovens do estado e pessoas que se interessam pelo trabalho pastoral com a juventude.

A Pastoral da Juventude tem uma história de lutas e conquistas linda e elogiável em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul não poderia ser diferente, até certo ponto, pois há pelo menos 5 anos não acontece uma reunião regional da Pastoral da Juventude Que, por uma série de fatores, interrompeu sua articulação no Regional Oeste 1/CNBB. Foram tempos de muita dificuldade para os grupos que se reuniam nas comunidades, e não foi diferente para a articulação nas dioceses. A Coordenação Nacional ficou com poucas notícias da articulação das dioceses de Mato Grosso do Sul e os encontros, reuniões e assembléias em nível nacional ficaram sem nenhuma representação juvenil do nosso estado.

Em 2005, Eduardo Pinheiro é nomeado Bispo Auxiliar de Campo Grande, e como educador da juventude incentiva pequenos encontros semestrais com lideranças juvenis e agentes que trabalham com jovens nas dioceses do regional. Conforme o passar dos tempos os próprios jovens ali presentes foram sentindo a necessidade de se rearticularem novamente como Pastoral da Juventude.

Depois de muitas conversas, reuniões, encontros e sacrifícios jovens e adultos, lideranças e agentes de pastoral das dioceses de Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas se reuniram no ITEO (Instituto Teológico) em Campo Grande para discutirem um único assunto: a rearticulação da Pastoral da Juventude no Regional Oeste 1. Estiveram presentes cerca de 30 jovens, acompanhados da assessoria de Pe. Edinaldo, Pe. Fábio, Diác. Clemilson, Ir. Rosana, Ir. Iriete, Ir. Ricardo e D. Eduardo. Devido às nossas distâncias geográficas, alguns chegaram no dia anterior com muito entusiasmo para o encontro. Também tivemos o prazer imenso de receber o jovem Thiago de Cuiabá-MT, como representante da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude.

O encontro teve início com uma celebração seguida de um breve momento de reflexão sobre a história da Pastoral da Juventude no Brasil e no Mato Grosso do Sul. Logo foi aberta a discussão sobre a rearticulação regional da PJ. Cada diocese apresentou sua realidade e opinião sobre o assunto. Depois de muito debate, foi indicado um jovem de cada uma das dioceses ali representadas pelos próprios jovens para trabalhar como Coordenação Regional da Pastoral da Juventude.

Esses jovens reunir-se-ão em outra oportunidade para discutirem estratégias de rearticulação regional e serão acompanhados temporariamente pelos assessores diocesanos. Foi um momento de debate forte e emocionante, pois alguns que ali estavam como assessores participaram no passado dessa articulação como jovens. O que foi mais bonito ainda é saber que essa articulação nasceu das bases, da necessidade de cada jovem militante nas suas respectivas dioceses numa leitura dos sinais dos tempos em um clima de comunhão e participação de todos.

Foi um pequeno passo, uma pequena semente lançada, mas há muito trabalho pela frente. É apenas o início de uma longa jornada e, ao mesmo tempo, não deixa de ser um momento histórico para a juventude, pois como diria a música de Jorge Trevissol, “Se a juventude viesse a faltar, o Rosto de Deus iria mudar...”.



Na ternura do Reino...

Walkes Vargas

www.walkesvargas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Visitas